Janeiro 2022 Post Nº 1

12 de Janeiro, 2022

A Importância da Gestão das Redes Sociais

gestão de redes sociais é muito importante e tem um papel essencial em estratégias de Marketing. A razão principal disso é que o consumidor contemporâneo tem mais facilidade de acesso à internet e costuma utilizá-la para se conectar e interagir com pessoas e empresas. Muitas companhias entendem a relevância de ter uma presença digital, no entanto, nem sempre sabem o que deve ser feito.

Não basta criar perfis em todas as redes sociais apenas para estar na internet. É preciso saber como se posicionar, atrair o público ideal e comunicar as mensagens da empresa de maneira assertiva. Você quer se conectar às suas personas no meio digital e ainda não sabe como fazê-lo?

Então, acompanhe as dicas neste artigo, em que explicaremos a importância da gestão das redes sociais, as ações necessárias e de que maneira a JOBS Abrantes pode ajudar.


O início da gestão de redes sociais

As redes sociais são plataformas na internet que as pessoas utilizam para se conectar umas às outras, compartilhar informações, se manterem atualizadas e conversar. As redes mais comuns são o WhatsApp, Facebook, YouTube, Instagram e Twitter. Naturalmente, é de se esperar que muitas empresas adentrem esses espaços com o objetivo de atrair o público-alvo, se relacionar e vender mais.

Para que tenham sucesso, essas marcas precisam, portanto, de uma boa gestão de redes sociais. Antes de investir tempo e recursos financeiros na criação de posts, imagensvídeos e outros tipos de conteúdo (o que é essencial), é preciso ter uma estratégia clara de como será utilizado cada canal e com qual objetivo.

A gestão das redes sociais, portanto, se inicia com a criação de um planeamento estratégico. É preciso entender como e com que frequência se comunicar com o público, quais assuntos o interessam e como os resultados serão mensurados. Somente então a empresa saberá como se posicionar e atuar de uma maneira que aumente o seu reconhecimento, sua credibilidade e reputação.


O que deve ser feito numa gestão de redes sociais

Após criar um planeamento, está hora de colocar em prática o plano de ação que, de modo ideal, está previsto num cronograma. Dependendo do seu nicho, dificilmente você precisará de estar em todas as redes.

As escolhas devem ser, principalmente, influenciadas pelo público-alvo da empresa. Quem são as suas personas? Sobre o que se interessam? Que tipo de conteúdo gostam de consumir?

Utilizemos aqui o exemplo de uma agência de turismo. É bem provável que o público-alvo dessa empresa seja composto por jovens que acompanham influenciadores digitais em redes sociais com conteúdos mais audiovisuais, como YouTube e Instagram. Assim, será preciso investir na criação de imagens e vídeos de boa qualidade para atrair essas pessoas se o objetivo for iteragir e gerar vendas.

Se a prioridade, por outro lado, for encontrar parceiros comerciais, é possível que o LinkedIn seja uma melhor opção. A criação e publicação de conteúdos específicos, portanto, são atividades na gestão de redes sociais que variam conforme os objetivos da empresa.

É importante dizer que as redes sociais são excelentes plataformas para atrair e interagir com o público-alvo, por meio de conteúdo relevante, que proponha valor, ainda que seja apenas o entretenimento.

É possível, sim, gerar vendas por meio das redes sociais. No entanto, o foco deve ser, principalmente, o relacionamento.

Estudar o mercado, planearcriar conteúdoescrever textosinteragirresponder a seguidorespublicar e mensurar resultados são, então, atividades comuns, que devem ser consistentes e frequentes, para que a presença da empresa mantenha sua relevância nas redes sociais.